Bem vindo a Wiki Art

ROMAN JAKOBSON

ROMAN JAKOBSON (Moscovo, 1896-Boston, 1982). Linguista norte-americano. ROMAN JAKOBSON Após finalizar os seus estudos no Instituto Lazarev de Línguas Orientais, fundou o Círculo Linguístico de Moscovo (1915) e começou a dar aulas de russo na Escola Dramática Superior de Moscovo. Em 1920 mudou-se para a Checoslováquia, onde ingressou no Círculo de Praga e trabalhou como… Ler mais »

ANTÓNIO GALA

ANTÓNIO GALA (n. Córdoba, 1936). Escritor espanhol. ANTÓNIO GALA Licenciado em Direito, Filosofia e Letras e Ciências Políticas e Económicas, desde 1963 se dedica quase exclusivamente à literatura, sendo, quiçá, um dos escritores espanhóis mais polifacéticos. A sua reflectem-se numa enorme produção literária que abarca, praticamente, todos os géneros. Em poesia, a sua primeira, e… Ler mais »

SALVADOR SANFUENTES

SALVADOR SANFUENTES (Santiago, 1817- Santiago, 1860). Jurisconsulto, político e poeta chileno. SALVADOR SANFUENTES Apaixonado da poesia, jornalismo e teatro, é indubitavelmente um dos mais sólidos valores literários chilenos do seu século. Desempenhou importantes cargos, entre eles o de ministro de Instrução Pública por duas vezes. Obras: El campanario (poema considerado como a sua obra prima),… Ler mais »

WILLIAM WORDSWORTH

WILLIAM WORDSWORTH (Cockermouth, Cumberland, 1770-Rydal Mount, Westmoreland, 1850). Poeta britânico. Após estudar em Cambridge, viajava por França no momento álgido da Revolução, onde tomou partido com grande entusiasmo. A ideia da emancipação do homem, que apregoavam as ideias revolucionárias, achou ser um sonho digno de ser reivindicado. Mais tarde afastou-se dos ideais revolucionários, possivelmente pela… Ler mais »

XENOFONTE

XENOFONTE (Atenas, ca. de 430-Corinto, ca. de 355 a.C.). Historiador grego. Procedente de uma família abastada de origem não ateniense, partiu para a Pérsia (401 a.C.) fazendo parte do exército de Ciro o Jovem, que tentava arrebatar o reino a seu irmão Artaxerxes II. Depois da derrota de Ciro em Cunaxa, conduziu os gregos de… Ler mais »

GIUSEPPE VERDI

GIUSEPPE VERDI (Roncole, Parma, 1813-Milão, 1901). Compositor italiano. GIUSEPPE VERDI Filho duma família modesta, sobressaiu desde muito pequeno pelas suas aptidões musicais. Estudou em Milão, onde não pôde ingressar no conservatório por ter ultrapassado a idade, daí que tivesse que aperfeiçoar em privado sua formação musical com L. Lavigna, discípulo de Paisiello. Em 1837 compôs… Ler mais »

Sidebar